Os materiais estão cada vez mais enraizados em nossa cultura. Hoje em dia, para onde olharmos podemos vê-los aplicados em cada detalhe: nos meios de transporte, habitações, comunicação, recreação e na produção de alimentos.

Devido às propriedades físicas e químicas dos materiais, para produzir um novo produto é necessário realizar a mistura de duas ou mais substâncias (metais, cerâmicos e polímeros). Neste processo de produção, os recursos minerais fazem parte de toda a linha produtiva.

Após a extração da matéria-prima, surge a etapa do Beneficiamento, onde inicia o tratamento para concentrar ou purificar minerais e rochas para extrair o minério e separar o material sem interesse econômico – os rejeitos.

Os rejeitos, resultantes deste processo ao qual as rochas e minerais são submetidos, geralmente são compostos de partículas provenientes da rocha, de água e de outras substâncias adicionadas no processo de beneficiamento.

No campo da atividade minerária, a lavra e o beneficiamento geram pilhas de rejeitos na forma de sedimentos, brita, seixos e blocos. Já nos processos com rochas silicáticas ou de argilo-minerais estes rejeitos podem ser utilizados como micronutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, como remineralizadores de solo, avicultura, psicultura, embalagens PET e nas indústrias de transformação.

Levando em consideração o crescimento exponencial na utilização de materiais em todas as áreas da sociedade moderna, conclui-se que a atividade de mineração é essencial para o crescimento e desenvolvimento sócio-econômico da mesma. Por isso, é tão importante que o destino e o tratamento de rejeitos sejam pensados para agregar na vida da população, e não o contrário.

O laboratório LABORGEO atua nessa área, buscando por meio de análises específicas destinar o rejeito da produção, tornando-o rentável à empresa. Dispomos de tecnologia e uma equipe técnica com larga experiência, capaz de avaliar uma melhor utilização do minério e/ou do rejeito na produção de bens materiais. Conheça o nosso trabalho, os nossos reconhecimentos e venha contribuir com a sociedade junto conosco!